quarta-feira, 14 de novembro de 2012

No verão não verão!

Picãozinho e Areia Vermelha podem ser interditadas pela Capitania dos Portos
Dois dos principais roteiros turísticos da Paraíba correm o risco de serem interditados pela Capitania dos Portos. Por causa do excesso de visitantes, Picãozinho (João Pessoa) e Areia Vermelha (Cabedelo) podem ser fechadas ao público já neste verão.
***
E você pensando que o Picãozinho era o que deixava a Areia Vermelha. Pior que o excesso de visitantes são os excessos dos visitantes, o que falta em consciência abunda em espírito de porco, aliás, estes pontos deveriam ser de responsabilidade da Capitania dos Porcos. Agora ir de Costinha pra Picãozinho ninguém quer né!?

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentável o que a desinformação pode fazer. O Capitão Buarque, comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, fala uma inverdade quando afirma que "mais de mil embarcações se aglomeram em picãozinho em um domingo de verão". Nunca. Apenas nove embarcações trabalham em picãozinho. São 7 catamarans e 2 lanchas. Daí, esse número se transformar em mais de 1000 existe algo errado. Em Areia Vermelha a realidade é bem outra, existe bem mais embarcações que trabalham na área além das lanchas, barcos a vela e jetskis que costuman frequentar o local. Acredito que a Marinha tem que fazer o seu trabalho, não compete a marinha decidir fechar ou abrir nada. Apenas verificar se as embarcações estão regulamentadas, adequadas, estruturadas e seja mais o que for no que diz respeito aos barcos. Questões ambientais é outro plano, envolve estudos, especialistas na área, levantamento das condições de cada local. O fato real, é que houveram acidentes náuticos, envolvendo lanchas e jetski, até com vítimas fatais, e a ao meu ver, o capitão Buarque, acredita que para "zerar" as ocorrências náuticas deva-se fechar os pontos turísticos mais famosos de João Pessoa e Cabedelo, talvez da própria Paraíba. O próprio evento relacionado ao por do Sol em Jacaré já está complicado, os barcos de todos os tipos e tamanhos estão cada vez mais sufocando o espaço de Jurandir do Sax fazer sua apresentação, isso agora, no verão serão outros tantos e manor ainda vai ficar a área de circulação de Jurandir, aí sim, a marinha poderia intervir em ajudar a demarcar uma área com mais espaço para a apresentação de Jurandir do Sax, tocando o Bolero de Ravel, que já se transformou em cartão postal do turismo na Paraíba.
Sou Guia de Turismo e acredito que a solução não vem de fechar os locais destinado a apreciação das belezas de uma determinada região. Questão é educação, comprometimento e principalmente QUERER. E não transferir responsabilidades, pois a mim compete concientizar o turista a não depreciar o local, a manter limpo, organizado, intocável. E com isso, cada faça sua parte e todos ganham e a Paraíba agradece.